A obesidade é um tema muitas vezes ignorado por parte dos donos, conduzindo a uma série de complicações na qualidade de vida dos animais. Nem sempre a obesidade é provocada por má gestão da alimentação ou por falta de exercício, podendo também dever-se a patologias ou outros factores.
A raça, por exemplo, está directamente ligada a alterações de peso, pois cada uma tem características particulares de conformação corporal, isto é, existem raças geneticamente mais propensas ao aumento da massa gorda e outras com maior facilidade em manter a massa muscular.
As alterações hormonais que ocorrem após a esterilização ou castração também influenciam o aumento de peso, pela diminuição dos estrogénios, sendo este um importante inibidor do apetite. É nesta fase que o tutor terá de ser persistente e não ceder aos “olhares de vitima” do seu animal que pretende petiscar qualquer coisinha. Recordamos que a esterilização é um tipo de procedimento cirúrgico, que aumenta a longevidade do animal, diminui a probabilidade de tumores, a agressividade e a marcação de território.
O sexo e a idade têm influência directa no ganho de peso através das alterações provocadas no metabolismo basal do animal.